terça-feira, 21 de maio de 2013

Vulcões

Desde que as crianças descobriram um protótipo de vulcão na sala de ciências o assunto virou tema de conversa...e quando é que trazes o vulcão para a sala? E quando ele chegou à sala foi explosivo!!!
Por isso começamos por quer saber o que as crianças sabem sobre vulcões:
Deitam fogo, lava, vapor de água, veias de fogo, bolas de fogo, explodem, escorre fogo...e se estão perto de água não deitam fogo. Alguns vulcões estão "extintos" (o Carlos Guilherme queria dizer inativo). 
Depois vimos filmes no youtube e um powerpoint feito pela Teresa. Pesquisamos imagens...


Observamos fotografias (reais) da Ilha do Pico e rochas que a Teresa trouxe de lá em 1996.
Depois prepararam-se os reagentes para assistirmos à erupção do nosso vulcão. Foi fantástico! Ainda ilustramos de diferentes maneiras o vulcão (amanhã mostro os desenhos todos).
As crianças absorviam toda a informação com uma atenção e fascínio...faziam perguntas, queriam saber tanto...fico feliz por ter um grupo interessado e motivado, com vontade de ir sempre mais além! Parabéns meninos/as...gente esperta!!!

5 comentários:

  1. Também fiquei fascinada pelo tema! Que rica experiencia!
    Beijinhos,
    Gilmara.

    ResponderEliminar
  2. Pois é amiguinhos... os vossos vizinhos assim que viram a caixa não falaram de outra coisa! Nem queriam que eu viesse para casa. Até me perguntaram se eu não podia ficar mais um pouco...
    Amanhã experimentamos.
    Bjo

    ResponderEliminar
  3. Que maravilha de experiência... As crianças adoram, embora aqui não seja uma zona de vulcões ( felizmente), de uma forma geral todos já ouviram falar...e como mete «explosões e fogo» todos ficam fascinados...
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Parabéns Teresa! Trabalho maravilhoso!
    Seus alunos são assim interessados, pois sabem que tem alguém que vai auxiliá-los na busca de respostas. Gosto e admiro seu jeito de lidar com as curiosidades dos pequenos.
    Abraço!

    ResponderEliminar